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Vivemos numa sociedade hipercomunicativa e hiperconectada, somos bombardeados diariamente por uma infinidade de mensagens, anúncios, propagandas. Como as marcas conseguem se tornar relevantes nesse ambiente? Como elas conseguem conquistar um lugarzinho na mente do consumidor, já tão sobrecarregada de tanta informação? Como elas conseguem ser lembradas nesse mar de concorrentes? Com um forte posicionamento de marca.

Posicionamento de marca é um conjunto de associações que são criadas na mente do consumidor relacionadas à determinada marca. Quer entender como isso funciona na prática? Que marca você lembra ao ler estas palavras: bebida, felicidade, vermelho, papai noel, neve, urso polar? Coca-Cola, não é mesmo? Dificilmente, alguém não dirá Coca-Cola. A Coca-Cola é uma marca global, tão enraizada no nosso cotidiano e na nossa mentalidade, que tem domínio sobre qualquer lembrança relacionada a essas palavras. Ela reforça esses elementos ano após ano, em todas as suas formas de comunicação, em todos os seus pontos de contato. Dificilmente, alguém conseguirá roubar a lembrança da marca Coca-Cola relacionada a esse posicionamento.

Ok, mas então como eu crio um posicionamento forte como esse? O posicionamento de marca deve ser preocupação de qualquer empresa, até das pequenas. Posicionar-se de forma forte e coerente não é privilégio apenas das empresas com muito capital para investir em comunicação. Qualquer empresa, desde a sua formação, deve se definir frente aos concorrentes e, principalmente, conquistar uma posição que ainda não foi ocupada na mente do consumidor.

Como construir os pilares de posicionamento da marca?

A construção do posicionamento de marca é constituída pela definição de seus três pilares, que consistem nas três principais associações relacionadas à marca. Essas associações devem ser:

Relevantes

Ter relevância para o consumidor. Para que investir em reforçar associações que não dizem nada e que não são importantes para o seu consumidor?

Distintivas

Aposte no seu diferencial. De que adianta usar um discurso já utilizado por outra marca? Se outra marca já conquistou a mente do consumidor com esse discurso, dificilmente você conseguirá conquistá-lo.

Legítimas

Seja verdadeiro. Criar um posicionamento em cima de mentiras é extremamente custoso e difícil de se manter. E no momento que você falhar, será uma grande decepção para seu consumidor.

Bom, agora é que começa a parte mais difícil. Seja sempre fiel ao seu posicionamento. Tenha coerência em todas as suas formas de comunicação. Lembre-se: “Tudo comunica”. Desde as suas formas mais óbvias, como seu logotipo, seu site, sua embalagem, seu cartão de visita, até questões mais subjetivas, mas que reforçam seu posicionamento, como o humor do seu atendente, a sua forma de vestir e falar, a sua pontualidade, a limpeza de sua loja, a organização dos seus produtos, a rapidez com que você atende o telefone. Portanto, não há segredo. Defina seu posicionamento e reforce-o o tempo todo.

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Para você que quer estudar mais sobre posicionamento de marca, indicamos o livro clássico sobre o assunto “Posicionamento: A batalha por sua mente”, de Al Ries e Jack Trout.

Camila Chisini

Author Camila Chisini

Diretora de Estratégia e Criação da Okta. Formada em Design Visual pela UFRGS com Láurea Acadêmica e Prêmio Destaque TCC. Pós-graduada em Branding pela ESPM-Sul. Estudou Design e Comunicação Visual na Politécnico de Turim na Itália. Membro da diretoria da Associação dos Profissionais em Design do RS.

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