PROJETO DE BRANDING | CONSTRUÇÃO ESTRATÉGICA DE MARCA
Nigma é uma marca de moda street sem gênero que existe para quebrar estereótipos. É uma forma de expressão e de identificação pessoal totalmente livre e sem preconceitos, com a missão de tornar a moda mais justa para todos.
Desafio:
Apesar do negócio em fase inicial, o conceito da marca já era muito claro para a proprietária. Nosso desafio foi entender a essência ousada e provocadora da marca para expressar em uma identidade visual agressiva e forte.
Solução:
Em conjunto com a cliente, construímos um universo visual com uma personalidade rebelde e agressiva. Criamos um nome curto e forte, desenvolvemos um logotipo não-convencional e desenhamos texturas que remetem ao “street style”, tornando-se uma forma única de expressão.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE MARCA
Na etapa de diagnóstico, nosso objetivo foi compreender o contexto interno e externo que a marca está inserida. Para isso, aplicamos ferramentas, como o canvas de plataforma de marca, para identificar as características próprias do negócio, a essência e o propósito da marca, o público de interesse e a concorrência.
IDENTIDADE NOMINATIVA
O processo de naming resultou em 250 palavras criadas. A partir das diretrizes do projeto e da viabilidade, Nigma foi escolhido como o nome da marca. Originada da palavra “enigma”, refere-se a algo não definido. O significado de enigma é uma descrição obscura ou ambígua, mas verdadeira, que se faz de uma coisa; também significa pessoa que, por qualquer circunstância, vive de modo incompreensível. Portanto, “Nigma” é ser quem você quiser ser, por mais que seja incompreensível ou enigmático para os outros.
GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS
O processo de desenvolvimento da marca gráfica iniciou a partir da geração de alternativas de símbolos com a letra N. O objetivo era desenvolver um lettering não-convencional que tangibilizasse a ousadia e a rebeldia da marca.
- Diagnóstico de Marca
- Estratégia de Marca
- Identidade Nominativa
- Identidade Visual
FICHA TÉCNICA:
Diretora de Estratégia e de Criação: Camila Chisini
Designer Parceira: Lara Rei
Fotografia e Vídeo: Nomma Media
Maquiadora: Ana K.
Modelos: Clara Soares, Jaque Celestino, Henrique Schneider e Isomar Soares.
Site da marca: wearenigma.com
Ano: 2017
Localização: Porto Alegre