Gieno Pizzeria

PROJETO DE BRANDING | CONSTRUÇÃO ESTRATÉGICA DE MARCA

A Gieno Pizzeria tem o propósito de unir famílias em volta da mesa para saborear uma pizza autêntica. Com alma italiana, a pizzaria deseja proporcionar momentos encantadores e acolhedores para que cada ocasião se torne especial para cada um de seus clientes.

Desafio:
O nome Babbo Giovanni, utilizado anteriormente pela marca, era de propriedade da franquia da qual a empresa fazia parte. Em 2019, os proprietários decidiram que havia chegado o momento de ter uma marca própria e se desvincular da franquia.

Solução:
O projeto de construção de marca foi fundamental para entender a essência do negócio, sem a influência da franquia, e identificar as características que tornam a marca única e verdadeira. Como resultado, criamos um novo nome mais alinhado ao propósito e à identidade da marca, além de uma nova identidade visual mais autêntica e coerente.

DIAGNÓSTICO DE MARCA

Essa etapa de imersão foi composta por três pilares:

  1. Análise interna, onde entrevistamos os proprietários da pizzaria e a gerente, e fizemos grupos focais com os colaboradores e líderes de cada equipe;
  2. Análise do consumidor, com entrevistas em profundidade com alguns clientes mais assíduos da casa e um questionário online.
  3. Análise da concorrência, feita por meio de pesquisa online, avaliando o posicionamento, discurso de comunicação e identidade visual.

A partir da coleta dessas informações, conseguimos entender o contexto em que a marca estava inserida e guiar os proprietários no processo de tomada de decisão em relação ao rumo do seu negócio, avaliando questões não apenas relacionadas à marca e à comunicação, mas também ao atendimento e à arquitetura do ambiente.

ESTRATÉGIA DE MARCA

Essa etapa foi o momento de definir os pilares estratégicos da marca. Depois de entenderem o cenário no qual estavam inseridos, principalmente por meio das informações coletadas sobre os consumidores, os proprietários começaram a ter mais clareza sobre a imagem que desejavam construir para a marca. Contudo, alguns pontos-chave da estratégia ainda estavam confusos para eles, por isso desenvolvemos mais algumas dinâmicas para ajudá-los a definir a proposta de valor, a personalidade e o posicionamento da marca.

Após realizarmos essas atividades e conduzirmos os proprietários nesse caminho de reflexão e autoconhecimento de marca, conseguimos reconhecer a verdadeira identidade da marca como sendo principalmente familiar, italiana, e premium; e ainda acolhedora, encantadora, autêntica, versátil e comprometida.

EXPRESSÃO DE MARCA

Com a definição de uma estratégia de marca alinhada e coerente, o processo de construção dos pontos de contato foi natural e fluido, uma vez que foi uma mera consequência do que a marca almejava ser. Os elementos de expressão tangibilizam essa identidade e personalidade de marca.

Naming

O novo nome deveria expressar a essência e o posicionamento da marca, além de ser passível de registro em dua classes diferentes no INPI, garantido sua proteção integral. Esse processo contou com dinâmicas de geração de alternativas internas e pelos clientes da pizzaria, análise de grafia, pronúncia, sonoridade e conceito, verificação de domínio, análise de viabilidade de registro de marca e pesquisa de percepção com o público.

O nome escolhido, Gieno, vem da junção das palavras italianas “gioia”, que sigini­ca alegria e “pieno”, repleto. Portanto, Gieno é rechear a mesa de alegria, celebrar os bons momentos e partilhar amor e felicidade com quem se ama.

Identidade Visual

A identidade visual foi construída para representar uma “Itália sem estereótipos”. As cores quentes reforçam o calor e alegria da família, enquanto as ilustrações representam momentos encantadores e acolhedores compartilhados com quem se ama. As assinaturas visuais, com tipografia exclusivamente desenhada para a marca, torna a identidade visual única e cheia de personalidade. A versão em selo reforça a imagem premium e autêntica da marca.

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  • Diagnóstico de Marca
  • Estratégia de Marca
  • Identidade Nominativa
  • Identidade Visual
  • Design de Website
  • Plano de Ação de Marca
  • Social Media

FICHA TÉCNICA:
Diagnóstico e Estratégia: Camila Chisini e Paula Rego
Designer: Camila Chisini e Luísa Gimenez
Arquitetura: Reinaldo Forte (Sambô Estúdio)
Fotografia: Josué Monteiro
Site da marca: gieno.com.br

Ano: 2019
Localização: Porto Alegre

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