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Todo mundo sabe que o planejamento estratégico faz parte do mundo empresarial, mas será que você realmente entende como é o processo de construção de uma estratégia consistente? Empresas que conseguem manter vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, geralmente, investem tempo e recursos na formulação de um planejamento estratégico fundamentado e eficaz. Projetar uma estratégia requer tanto análise quanto síntese, além de ser uma atividade ao mesmo tempo racional e criativa. Iremos explicar alguns fatores importantes que você deve levar em consideração antes de qualquer processo decisório para seu negócio.

 Conheça o mercado

O mercado é composto por todos aqueles consumidores que já são ou que podem vir a se tornar seus clientes. No entanto, ele é um ambiente complexo, cheio de pessoas das mais diversas personalidades, vontades e desejos, que vão interagir e se identificar com a sua marca de formas diferentes. Antes de mais nada, você deve determinar segmentos, ou seja, grupos de pessoas com perfis de consumo semelhantes.

Entenda seu público de interesse

Ok, já segmentei uma imensidão de consumidores em pequenos grupos que possuem interesses em comum. E agora, o que devo fazer? Bom, por mais que qualquer consumidor possa vir a comprar seu produto ou serviço, é pouco provável que você irá conseguir se comunicar de forma eficiente com todos eles. Seus esforços estratégicos de comunicação serão mais efetivos se você conseguir selecionar aqueles grupos mais relevantes para o seu negócio e entendê-los extremamente bem.

Analise seus concorrentes

A partir do momento que você compreender muito bem os anseios, a personalidade, as necessidades, as vontades, o estilo de vida do seu público de interesse, você conseguirá identificar aquelas empresas que estarão disputando o mercado junto com você. Agora é o momento de analisar como são seus produtos e serviços, quais são os valores percebidos pelos consumidores, como a empresa se posiciona no mercado, quais são seus diferenciais e suas fraquezas. Assim, você perceberá lacunas entre o que o consumidor espera e o que seus concorrentes realmente entregam e isso te possibilitará enxergar novas oportunidades para o seu negócio.

Compreenda a sua essência

Manter uma estratégia que vai contra os fatores que constituem a essência da empresa não será sustentável a longo prazo. Essência empresarial funciona da mesma forma que os valores de uma pessoa, você consegue sustentar por muito tempo decisões que vão contra seus princípios? É importante ter em mente quais são os valores, princípios, crenças, propósito, personalidade, cultura que tornam a empresa o que ela é. Esses elementos não só devem ser relembrados em qualquer processo decisório, bem como devem ser muito bem difundidos entre todos os colaboradores da empresa.

Construa seu planejamento estratégico

Ok, agora você já sabe quem é seu público de interesse e como seus concorrentes se comportam. Bom, a decisão mais lógica a se tomar será satisfazer as necessidades do consumidor por meio de produtos e serviços com maior percepção de qualidade que seus concorrentes. Resumindo, você deve criar, comunicar e entregar valor, ou seja, apresentar uma proposta de custo/benefício que seja percebida como justa. Entenda bem: você deve CRIAR VALOR (desenvolver produtos ou serviços que supram as necessidades do público de interesse), COMUNICAR VALOR (afinal, de que adianta ter exatamente o que os consumidores querem, mas eles não terem conhecimento disso?) e ENTREGAR VALOR (conseguir entregar com qualidade o produto ou serviço que foi prometido).

Para entender melhor o universo das estratégias empresariais, recomendamos a leitura do livro “Estratégia – uma visão executiva”, de Kluyver e Pearce.

Camila Chisini

Author Camila Chisini

Diretora de Estratégia e Criação da Okta. Formada em Design Visual pela UFRGS com Láurea Acadêmica e Prêmio Destaque TCC. Pós-graduada em Branding pela ESPM-Sul. Estudou Design e Comunicação Visual na Politécnico de Turim na Itália. Membro da diretoria da Associação dos Profissionais em Design do RS.

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