Skip to main content

Muitos já sabem que uma identidade visual é importante.Mas será que só um sistema visual bem gerido é suficiente para comunicar tudo aquilo que ela representa?

Atualmente a marca precisa ser mais do que apenas um nome ou símbolo gráfico. Ela deve se tornar a representação dos significados mais autênticos e genuínos do negócio, para assim atrair pessoas que se identifiquem com suas características, propósito, personalidade e valores.E por isso o branding se faz tão necessário.

Branding é um modelo de gestão empresarial orientado à construção e gestão do valor de marca. Ele é uma forma de pensar estrategicamente o seu negócio com o objetivo de construir uma marca forte e relevante, por meio de um processo contínuo e infinito que consiste em entender a essência única e verdadeira da sua marca e tangibilizá-la em TODOS os pontos de contato. Para que o logotipo, a identidade visual, a propaganda e qualquer outro elemento que você associe ao conceito de “marca” seja uma mera consequência do que verdadeiramente a sua marca é.

Apesar de ter ganho maior visibilidade nos últimos 20 anos, a origem do branding e das primeiras estratégias voltadas à marca já vinham acontecendo desde o início da década de 1930, com os “homens da marca” da P&G.

Quase um século depois, o branding ainda parece algo distante e complexo para muitas empresas, contudo é imprudente ignorar sua importância para o crescimento e gestão das organizações. Empresas de todos os portes têm poder e capacidade para utilizar o branding como uma ferramenta estratégica para alavancar seus negócios. Os benefícios são inúmeros, desde ter uma visão mais clara e integrada sobre sua organização até construir uma diferenciação duradoura no seu segmento de mercado. 

Os projetos de branding da Okta são uma verdadeira jornada de autoconhecimento da marca. E o primeiro passo nessa jornada está aqui. Utilizamos uma metodologia de quatro etapas, que permite entender o negócio como um todo, compreendendo a particularidade de cada marca e criando uma estratégia coerente que servirá de guia para o desenvolvimento e manutenção de todos os seus pontos de contato.

Quer saber mais sobre como o branding pode se encaixar no seu negócio?

Paula Rego

Author Paula Rego

Sócia da Okta, é formada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Atua como publicitária desde 2013. Tem experiência internacional, como gerente de comunicação, na Índia e Premiada no Brasil Design Award, na categoria Branding/Naming, em 2019.

More posts by Paula Rego