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Ok, nós aprendemos a construir um planejamento estratégico sólido aqui, mas agora como vamos gerenciá-lo? Como garantir a execução eficaz da estratégia e o controle de um desempenho sustentável para alcançar sucesso empresarial? A construção do correto ambiente de negócios é a chave.

Em momentos de fracassos, não é produtivo questionar as decisões erradas da equipe, muito menos impor metas empresariais ou exigir que a equipe se esforce mais. O foco deve estar justamente na construção de um ambiente organizacional que estimule tomadas de decisões alinhadas com os objetivos da empresa. Isso significa analisar o contexto em que a equipe está inserida e tentar entender o que as faz tomar decisões ruins. A implementação consistente de estratégias exige que as pessoas corretas estejam munidas das informações certas e estejam motivadas pelos incentivos certos, tendo autoridade clara para tomar decisões essenciais. O processo de alinhamento estratégico deve levar em consideração alguns fatores importantes da empresa, como pode ser observado na imagem a seguir.

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Propósito, Estratégia e Liderança fundamentam a definição de um modelo de ambiente empresarial adequado que sustentará a implementação sólida do planejamento estratégico e do controle do seu desempenho. Bons líderes criam um senso de propósito organizacional que motiva e envolve seus colaboradores, garantindo disciplina e resultados positivos por meio do comprometimento, e não apenas pela mera exigência de cumprimento de tarefas. Para implementar as suas estratégias de forma eficaz, o seu modelo de ambiente empresarial precisa considerar cinco fatores essenciais:

Estrutura: Desenvolver estruturas organizacionais enxutas, horizontais, ágeis e flexíveis para conseguir se adaptar rapidamente às mudanças. Quanto mais complexa a organização da empresa, mais difícil alinhar os interesses de cada indivíduo com os objetivos do negócio.

Sistemas e Processos: Sistemas correspondem às ferramentas e às técnicas que dão suporte às decisões empresariais. Processos compreendem uma forma organizada de realizar atividades. Projetar sistemas e processos eficientes contribui para a atuação rápida e fluida, evitando obstáculos em momentos de necessidade de mudanças.

Pessoas: Capital humano e intelectual é uma das maiores vantagens competitivas de uma empresa. Atrair, motivar, reter e recompensar pessoas com conhecimentos e talentos essenciais para o desempenho organizacional é um dos principais objetivos estratégicos das empresas bem-sucedidas de hoje em dia. Programas de desenvolvimento de habilidades e compartilhamento de conhecimento contribuem para a construção de uma equipe mais preparada e com maior flexibilidade para as mudanças e para as demandas futuras.

Cultura: A cultura corporativa compreende um sistema compartilhado de valores, crenças e premissas entre todos os colaboradores da empresa. A força da cultura da empresa está intimamente relacionada ao seu desempenho positivo, bem como ao comportamento e ao nível de comprometimento e motivação do colaborador.

Portanto, esses cinco elementos devem ser levados em consideração na construção do modelo de ambiente empresarial mais adequado à implementação eficaz da estratégia da empresa, tornando-se uma forma efetiva de alcançar o sucesso empresarial.

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Aprenda mais sobre o assunto no livro “Estratégia – uma visão executiva” de Kluyver e Pearce.

Camila Chisini

Author Camila Chisini

Diretora de Estratégia e Criação da Okta. Formada em Design Visual pela UFRGS com Láurea Acadêmica e Prêmio Destaque TCC. Pós-graduada em Branding pela ESPM-Sul. Estudou Design e Comunicação Visual na Politécnico de Turim na Itália. Membro da diretoria da Associação dos Profissionais em Design do RS.

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