Ok, nós aprendemos a construir um planejamento estratégico sólido aqui, mas agora como vamos gerenciá-lo? Como garantir a execução eficaz da estratégia e o controle de um desempenho sustentável para alcançar sucesso empresarial? A construção do correto ambiente de negócios é a chave.

Em momentos de fracassos, não é produtivo questionar as decisões erradas da equipe, muito menos impor metas empresariais ou exigir que a equipe se esforce mais. O foco deve estar justamente na construção de um ambiente organizacional que estimule tomadas de decisões alinhadas com os objetivos da empresa. Isso significa analisar o contexto em que a equipe está inserida e tentar entender o que as faz tomar decisões ruins. A implementação consistente de estratégias exige que as pessoas corretas estejam munidas das informações certas e estejam motivadas pelos incentivos certos, tendo autoridade clara para tomar decisões essenciais. O processo de alinhamento estratégico deve levar em consideração alguns fatores importantes da empresa, como pode ser observado na imagem a seguir.

post_ambiente-de-negócios

Propósito, Estratégia e Liderança fundamentam a definição de um modelo de ambiente empresarial adequado que sustentará a implementação sólida do planejamento estratégico e do controle do seu desempenho. Bons líderes criam um senso de propósito organizacional que motiva e envolve seus colaboradores, garantindo disciplina e resultados positivos por meio do comprometimento, e não apenas pela mera exigência de cumprimento de tarefas. Para implementar as suas estratégias de forma eficaz, o seu modelo de ambiente empresarial precisa considerar cinco fatores essenciais:

Estrutura: Desenvolver estruturas organizacionais enxutas, horizontais, ágeis e flexíveis para conseguir se adaptar rapidamente às mudanças. Quanto mais complexa a organização da empresa, mais difícil alinhar os interesses de cada indivíduo com os objetivos do negócio.

Sistemas e Processos: Sistemas correspondem às ferramentas e às técnicas que dão suporte às decisões empresariais. Processos compreendem uma forma organizada de realizar atividades. Projetar sistemas e processos eficientes contribui para a atuação rápida e fluida, evitando obstáculos em momentos de necessidade de mudanças.

Pessoas: Capital humano e intelectual é uma das maiores vantagens competitivas de uma empresa. Atrair, motivar, reter e recompensar pessoas com conhecimentos e talentos essenciais para o desempenho organizacional é um dos principais objetivos estratégicos das empresas bem-sucedidas de hoje em dia. Programas de desenvolvimento de habilidades e compartilhamento de conhecimento contribuem para a construção de uma equipe mais preparada e com maior flexibilidade para as mudanças e para as demandas futuras.

Cultura: A cultura corporativa compreende um sistema compartilhado de valores, crenças e premissas entre todos os colaboradores da empresa. A força da cultura da empresa está intimamente relacionada ao seu desempenho positivo, bem como ao comportamento e ao nível de comprometimento e motivação do colaborador.

Portanto, esses cinco elementos devem ser levados em consideração na construção do modelo de ambiente empresarial mais adequado à implementação eficaz da estratégia da empresa, tornando-se uma forma efetiva de alcançar o sucesso empresarial.

_

Aprenda mais sobre o assunto no livro “Estratégia – uma visão executiva” de Kluyver e Pearce.

Camila Chisini

CAMILA CHISINI

Fundadora e Diretora de Criação

Cursando MBA em Branding: Construção e Gestão de Marcas pela ESPM. Formada em Design Visual pela UFRGS, com Láurea Acadêmica e Prêmio Destaque TCC pela ApDesign. Estudou Design e Comunicação Visual na Politécnico de Turim, na Itália. Vencedora de prêmiações no 5º Prêmio Bornancini 2014.

Assine nossa newsletter para receber em primeira mão nosso conteúdo!

Receive Updates

No spam guarantee.

error: